g2h

level

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

como avaliar a casa de repouso

A escolha de uma casa de repouso ou de uma clínica geriátrica, requer discernimento e atenção, pois será entregue a uma instituição estranha, com pessoas que você nunca viu, o cuidado e a vida de nosso familiar idoso. Quando este momento chegar, será bom que os familiares responsáveis já terem em mente alguns pré-requisitos, para facilitar esta escolha: qual o tipo de serviço que queremos? É para morar definitivamente? É para cuidados intermediários, isto é, por um período de dias ou semanas? Somente durante uma parte do dia (manhã ou tarde) ou durante toda a parte do dia e dormir em sua casa (sistema de creche)?

Colocaremos, a seguir, algumas dicas fundamentais para uma boa escolha de casa de repouso, onde poderemos deixar o nosso familiar idoso, com tranqüilidade e confiança:



· A casa de repouso deverá ser registrada nos órgãos competentes, tais como, repartições municipais e secretária de saúde, bem como registro no ministério do trabalho.

· Procurar referências de outras famílias e de profissionais de saúde sobre o trabalho de determinada casa de repouso.

· Perguntar aos responsáveis pelo estabelecimento sobre os recursos humanos que dispõem, sobre os profissionais que trabalham ali, sabendo de suas qualificações, qual a relação de números de cuidadores e de idosos. Sabe-se que quanto menor o número de cuidadores, pior pode ser o cuidado.

· Em caso de emergência, qual é o procedimento adotado? Existe médico disponível 24 horas, ou pelo menos de sobreaviso? Há enfermeiros ou cuidadores treinados em primeiros-socorros? Algum bom hospital perto?

· Pedir ao responsável para ver o regulamento da casa de repouso, avaliando-o minuciosamente.

· Observar bem as dependências, checando sua limpeza, a boa ventilação e iluminação. Notar se é um local agradável e com bom espaço físico para transitar e para o lazer. Ver se possui alguma área verde ou se é bem localizado, em relação ao ambiente agradável e longe de poluição.

· Suas dependências estão preparadas para receber idosos, possui dispositivos de segurança (corrimão nas escadas, piso emborrachado, boa iluminação, barras laterais nos banheiros)?

· Possui experiência em receber idosos com demência? Já existe algum idoso morando na instituição, nestas condições? O trabalho deste estabelecimento é enriquecido com profissionais da área de psicologia, enfermagem, nutrição, terapia ocupacional, fisioterapia ou fonoaudiologia?

· Critério de horário para visitas e de comunicação com os familiares.

· É bom que a instituição seja perto da casa de um dos filhos ou de parentes.

fonte: http://www.alzheimer.med.br
foto: http://www.pai.pt/lares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Google+ Followers

Google+ Badge