g2h

level

quinta-feira, 6 de maio de 2010

fumar como parar

Como parar de fumar?

Cerca de 75% dos pacientes que param de fumar , o fazem sem nenhuma orientação formal . No entanto , caso você já tenha tentado parar de fumar outras vezes sem êxito ou , que apresenta sintomas de uma maior dependência à nicotina ( fuma mais de 20 cigarros por dia , fuma na primeira hora da manhã e têm dificuldade de ficar mais de uma hora sem fumar ) , provavelmente terá maior dificuldade em largar o vício. Nestes casos a orientação de um médico ( cardiologista, clínico ou, pneumologista ) e, provavelmente o uso de uma medicação , poderão ser fundamentais para o seu sucesso. Relate ao médico as suas dificuldades em tentativas anteriores de para de fumar.

Medicamentos usados para a cessação do tabagismo :

Atualmente duas são as drogas de primeira escolha para o auxílio na cessação do tabagismo : a nicotina ( em forma de gomas ou adesivos ) e um antidepressivo chamado de bupropiona . Estes dois medicamentos poderão ser administrados isoladamente ou de uma forma associada. Uma nova droga , chamada de varenecline , que bloqueia o receptor da nicotina no cérebro , já está disponível para o auxílio na cessação do tabagismo.

Técnicas para parar de fumar:

- Parada imediata: você marca um determinado dia e, a partir desta data , não fumará mais. Esta forma de parada , deverá ser sempre a sua primeira opção. Avise seus amigos e familiares sobre esta decisão de parar de fumar , bem como a data estipulara para esse fim.

- Parada gradual: você pode utilizar este método reduzindo o número de cigarros fumados ( exemplo 1 ) ou retardando a hora do primeiro cigarro fumado ( exemplo 2 ). As duas técnicas levam a cessação do tabagismo em 7 dias. Exemplo 1: um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais , no segundo dia fuma 25 , no terceiro dia fuma 20 , no quarto dia fuma 15, no quinto dia fuma 10 , no sexto dia fuma 5 e , no sétimo dia , seria a data para deixar de fumar ( será o seu primeiro dia sem cigarros ) . Exemplo 2: no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas , no segundo dia às 11 horas , no terceiro dias às 13 horas , no quarto dia às 15 horas, no quinto dias às 17 horas , no sexto dia às 19 horas e , no sétimo dia seria a data para deixar de fumar ( será o seu primeiro dia sem cigarros ). A técnica de parada gradual nunca deve durar mais que 2 semanas , pois o índice de sucesso se tornará muito pequeno. A substituição do cigarro convencional por cigarros de baixo teor ou por outros derivados de tabaco como cachimbo ou charuto , não são uma boa opção , pois também fazem mal à saúde.

Dicas para aumentar o seu êxito de parar de fumar:

No período em que você está deixando de fumar ou acabou de parar , evite beber álcool ou ingerir café , pois estas substâncias aumentam o desejo de fumar. Neste período , evite ir em certos locais sabidamente freqüentados por fumantes , como bares , boates e clubes. Repense a sua rotina : procure realizar atividades em locais sem a presença de fumantes , como passeios em praças e parques , cinema ou teatro . Sempre tenha em seu bolso uma bala para chupar ou chiclete para mascar . Estes são sempre uma boa opção na hora do aparecimento do desejo de fumar ( fissura ).

Lidando com os problemas após a cessação do tabagismo: - Ganho de peso : o indivíduo que para de fumar costuma ganhar peso , pois a nicotina aumenta as taxas do metabolismo , além disso , o apetite e o paladar melhoram após o abandono do vício. No entanto , a média de ganho de peso é de apenas 2 a 3 quilos ( apenas 10% das pessoas ganham um peso mais significativo ). Por isso , é fundamental o aumento das atividades físicas neste período. Procure ingerir bastante líquido , sucos naturais , chás ou refrigerantes dietéticos . Evite doces e alimentos gordurosos. Aumente neste período a ingesta de frutas , verduras e legumes . Para distrair a fome você pode chupar balas e mascar chicletes dietéticos.

- Síndrome de abstinência: é o conjunto de sintomas que o indivíduo poderá apresentar , mas não obrigatoriamente , após a cessação do tabagismo. Estes sinais e sintomas incluem : irritabilidade ou raiva , inquietude ou impaciência , aumento do apetite ou ganho de peso , ansiedade , dificuldade de concentração , insônia e humor deprimido. Em geral estes sintomas , são transitórios e duram no máximo quatro semanas. Alguns medicamentos usados para a cessação do tabagismo podem ajudar a minimizar estes sintomas.

- Recaídas: infelizmente o percentual de pessoas que deixam de fumar e sofrem recaídas é bastante grande. Momentos de dificuldades ou de maior ansiedade são propícios para a ocorrência de recaídas. No entanto , lembre-se que todas as pessoas têm problemas e estes costumam surgir ao longo de toda a nossa vida. O fato é que voltar a fumar não resolverá seus problemas , pelo contrário , você estará arranjando mais um . Nestes momentos , realizar atividades físicas e terapias de relaxamento poderão ser úteis. Tenha consigo sempre uma bala ou chiclete para mascar. Escovar os dentes em momentos de maior desejo de fumar também poderá ser útil. Evite o primeiro cigarro e você evitará todos os outros.

Fonte: www.portaldocoracao.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares